Blog •  09/04/2025

Saiba como proteger sua lavoura contra a lagarta-do-cartucho, uma praga que reduz a produtividade

Something went wrong. Please try again later...

 

 

 

Você sabia que a lagarta-do-cartucho, uma das principais pragas que afetam as plantações de milho, pode reduzir a produtividade das lavouras em até 40%? Isso porque a Spodoptera frugiperda ataca as plantas tanto na fase vegetativa quanto na fase reprodutiva, mantendo-se ativa no sistema produtivo, safra após safra, graças à sua facilidade para encontrar diferentes plantas hospedeiras para sustentar seu ciclo. Nem mesmo as plantas geneticamente modificadas, como o milho Bt, foram capazes de conter seu avanço na última safra. Apenas a agilidade no manejo eficiente pode evitar que as perdas cheguem a altos índices.

Também conhecida como lagarta-militar, a praga tem habilidade de se esconder nas folhas durante o dia para se alimentar de forma mais ativa à noite, o que a ajuda a se proliferar nas plantações e aumenta seu potencial de dano, não apenas para a cultura de milho, mas também de algodão, couve-flor, mandioca, trigo, e soja, entre outras de importância econômica.

Nas lavouras de milho, porém, o impacto negativo é maior, tornando-se visível nas estruturas da planta, e cada vez mais severo conforme avança o desenvolvimento da lagarta. O principal dano está ligado à redução da área fotossintética, que diminui com a destruição das folhas, limitando assim o potencial produtivo das plantas.

Saiba mais sobre a lagarta-do-cartucho clicando aqui.

Como combater a praga?

No controle da lagarta-do-cartucho, rapidez é tudo! Por conta da capacidade adaptativa e distribuição geográfica da praga, é necessário fazer o monitoramento constante para reduzir a população do inseto e minimizar os danos. Antes mesmo de percebidos os primeiros sinais de infestação da lagarta, é possível tomar atitudes a fim de controlar a praga e impedir prejuízos maiores. A eficiência do combate inicial é fundamental para o sucesso do combate à Spodoptera frugiperda.

O uso de sementes Brevant®  tratadas com Dermacor® é uma medida preventiva eficaz que protege as plantas nos estágios iniciais do desenvolvimento. A prática pode retardar a necessidade de aplicações de inseticidas nas folhas, já que o produto tem efeito residual que protege sua lavoura por 10 a 14 dias, dependendo da pressão da praga e do material utilizado.

O Dermacor® é um produto específico para o tratamento de sementes, que atua no controle de Spodoptera frugiperda e tem a maior potência inseticida do mercado. O bom recobrimento das sementes, o maior tempo de efeito residual e a alta absorção, além da segurança e manutenção do estande inicial, fazem do produto uma ferramenta de manejo eficaz, que conta ainda com seletividade à cultura e baixa toxicidade aos inimigos naturais.

Ou seja, usando sementes Brevant® tratadas com Dermacor®, você garante um período de desenvolvimento mais tranquilo para suas plantas na fase inicial, proporcionando estabelecimento de estande e plantas sadias.

Os controles biológico e químico foliares para a lagarta-do-cartucho também são fundamentais para reduzir os danos causados por esse inseto nas culturas do milho. Para evitar o surgimento de populações resistentes e minimizar impactos ao meio ambiente, é preciso usar produtos de confiança e eficácia comprovada.

O Exalt® é um inseticida que ajuda o agricultor no controle da praga auxiliando-o a maximizar os rendimentos de sua lavoura. Ideal para ser aplicado aos primeiros sinais de infestação, controlando o primeiro fluxo da praga e evitando assim sobreposição de gerações do inseto em um único ciclo da cultura do milho, o produto - que incorpora a tecnologia Jemvelva™ Active (uma molécula de origem biológica) - contribui para uma agricultura mais sustentável.

Com mecanismo de ação diferente dos demais produtos do mercado, o Exalt® é um dos mais confiáveis inseticidas usados para o manejo de Spodoptera frugiperda, tanto na cultura do milho, como na cultura do algodão e da soja. Além do excelente efeito de choque, letal para a praga, a substância também tem efeito residual prolongado, que garante sossego por mais tempo.

Já o Lannate® BR é um inseticida com formulação diferenciada contendo metomil, que apresenta alto poder de choque contra pragas de difícil controle, como é o caso da lagarta-do-cartucho. O produto é um grande aliado dos agricultores e pode ser aplicado do pré-plantio até o fim do ciclo da cultura.

Um dos mais antigos inseticidas do mercado, o Lannate® BR é consagrado por ter a melhor performance na letalidade não apenas da lagarta-do-cartucho, mas também da cigarrinha-do-milho. Com a já conhecida qualidade de formulação e experiência da Corteva Agriscience, o produto fortalece o trabalho do agricultor, contribuindo para a realização de um manejo bem-sucedido contra a Spodoptera frugiperda.