Conheça os benefícios do Tratamento de Sementes Industrial
O TSI contribui para aumentar a eficiência e a produtividade da lavoura, utilizando produtos específicos para proteção contra doenças, pragas e nematoides.
O TSI contribui para aumentar a eficiência e a produtividade da lavoura, utilizando produtos específicos para proteção contra doenças, pragas e nematoides.
Ampliar a proteção contra doenças e fazer o controle de pragas e insetos na fase inicial dos cultivos é uma das principais estratégias para ter uma colheita produtiva e rentável. Neste desafio, o Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um grande aliado do produtor que deseja aumentar o rendimento das lavouras.
De forma automatizada e precisa, o TSI utiliza alta tecnologia para solucionar problemas que podem afetar o desenvolvimento da semente, protegendo a sua qualidade fisiológica e o seu potencial genético. O resultado é uma lavoura mais produtiva e rentável, já que as sementes tratadas maximizam o vigor e a germinação.
O TSI protege a planta nos estágios iniciais de desenvolvimento, exatamente quando a cultura se encontra mais vulnerável. O tratamento é feito com inseticidas, fungicidas, nematicidas, micronutrientes, inoculantes, polímeros, entre outras substâncias. Estes produtos são aplicados individualmente ou em conjunto com outros para tratar e recobrir as sementes.
Confira alguns dos benefícios de se adquirir uma semente com TSI.
Os produtos usados no TSI e aqueles que o produtor utiliza no tratamento on farm são praticamente os mesmos. A diferença entre esses dois métodos é a tecnologia de aplicação.
No TSI, a aplicação é feita por máquinas com controle automatizado, que garantem que os ingredientes aplicados sobre cada semente sejam distribuídos de forma exata e em doses adequadas. Esta uniformidade na cobertura semente a semente aumenta a eficiência e o resultado final do tratamento.
Já no tratamento on farm, os produtos são aplicados de acordo com a quantidade de sementes que será usada por hectare, o que dá pouca precisão ao tratamento.
O produtor que opta pelo TSI também está garantindo maior proteção aos seus funcionários, pois ele evita o contato direto com os produtos, reduzindo o risco de contaminação. No TSI, este trabalho é realizado por profissionais especializados, que utilizam equipamentos de segurança e seguem rígidos padrões de qualidade e de segurança.
No tratamento realizado na fazenda, o operador está exposto a um maior risco de intoxicação, seja pelo contato ou pelo cheiro. Com o TSI, esses riscos são reduzidos.
Para tentar diminuir custos, muitos produtores usam produtos que não são formulados para tratamento de sementes, o que pode diminuir a eficiência e desencadear fitotoxidade. No TSI, as sementes recebem o produto adequado e na dosagem certa, o que reduz os riscos de problemas com fitotoxidades.
Segundo Diego Rorrato, líder de tratamento de sementes para as marcas internas no Brasil e no Paraguai da Corteva Agriscience, entre os problemas que podem ser evitados com o TSI estão as doenças de solo, combatidas com o uso de fungicidas; as pragas de solo e aéreas, combatidas com os inseticidas; e os nematoides, combatidos com o uso de bionematicidas.
Além disso, o TSI também melhora a plantabilidade, por meio do uso de polímeros, e proporciona melhor estabelecimento da cultura, com o uso de bioestimulantes. “O TSI irá auxiliar no estabelecimento inicial da cultura, maximizando o potencial produtivo da genética”, afirma.
É importante lembrar que os ganhos de produtividade compensam o investimento aplicado pelo produtor no tratamento de uma boa semente. “Caso ele opte por não tratar as sementes, corre o risco de perder o plantio devido ao ataque de pragas, doenças, nematoides e déficit nutricional”, alerta Rorrato.
O Tratamento de Sementes Industrial é uma importante ferramenta de proteção às sementes e ao seu investimento. Pensando nisso, a Corteva Agriscience desenvolveu o LumiGEN®, um Sistema de Tratamento de Sementes Industrial exclusivo que potencializa a genética dos híbridos e cultivares da Brevant® Sementes.
As sementes tratadas com LumiGEN® são desenvolvidas com métodos exclusivos de avaliação, testagem em todas as etapas do tratamento e também com validações em condições reais do campo, proporcionando a qualidade final que a sua lavoura merece. Os produtos utilizados são específicos para as diversas etapas do Tratamento de Sementes Industrial.
“O TSI da Brevant® Sementes oferece ao produtor fungicidas, inseticidas, bionematicidas, bioestimulantes, polímeros e inoculantes, entre outros produtos, dependendo da cultura. Além disso, conta com os mais modernos equipamentos de aplicação dos produtos, garantindo a dose correta, semente a semente. Isso possibilita um melhor desenvolvimento inicial da lavoura, maximizando o potencial produtivo da genética”, explica Rorrato.
Leia mais: A importância do Tratamento de Sementes Industrial
Leia mais: Você conhece o tratamento de sementes com polímeros?
Leia mais: Tratamento de Sementes Industrial (TSI) eficiente para milho e soja