App Radar conecta produtores e mercados globais para otimizar custos, melhorar o rendimento financeiro e facilitar a comercialização brasileira
A tecnologia se tornou um dos pilares fundamentais para o sucesso do agronegócio. Cada vez mais presentes em todos os processos de gestão das propriedades, aplicativos e sistemas fazem parte da rotina do campo. Um exemplo é o aplicativo Radar, desenvolvido pela Bioma Investimentos e disponível para uso desde o fim de 2020. Já são mais de 8 mil produtores cadastrados e a expectativa é chegar ao total de 15 mil usuários até o fim de 2022. Com a missão de estreitar a distância entre a oferta de commodities e os mercados globais, o Radar visa construir um cenário de precificação mais claro, trazendo benefícios para o produtor, como melhorar o rendimento para negociar a safra e otimizar os custos a partir da ampliação da visão dos preços de mercado.
O público-alvo inclui, além de produtores de proteína animal, agricultores e indústrias de transformação, todos os agentes que de alguma forma influenciam o direcionamento dos custos e ganhos de eficiência do produtor, como fornecedores, agentes de mercado, consultorias técnicas e transportadoras. De acordo com Gabriel Rodrigues Ferreira, diretor comercial da Bioma Investimentos, a ideia do app surgiu com a identificação da necessidade dos produtores terem elementos de conceituação de preços sólidos e adequados às práticas de mercado em um ambiente conectado, considerando a localização da sua propriedade como eixo de referência para a tomada de decisão.
O desenvolvimento da plataforma contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por empresas do agronegócio, de tecnologia, logística, produtores, consultorias de mercado, agentes de comercialização e diversos outros profissionais. A ideia era criar uma solução única para os amplos problemas na cadeia de comercialização brasileira. “Acreditamos fortemente na informação ampla como elemento de integração do agronegócio brasileiro com o mundo. Os mercados estão cada vez mais conectados, trazendo inúmeras oportunidades de construir novos formatos de tradings com o produtor como protagonista, aproximando a demanda global com a oferta local e vice-versa. Esse impulso foi muito forte na conceituação do projeto Radar”, explica.
O aplicativo permite a comercialização ampla de insumos, infraestrutura e até mesmo animais. Qualquer produtor pode fazer o seu cadastro para utilizar gratuitamente as ferramentas disponíveis, que visam aumentar o rendimento dos reais produzidos por hectare. O Radar ainda conta com vídeos gravados com especialistas sobre diversos assuntos. “Entendemos que levar informação relevante é muito importante para o entendimento dos movimentos de mercado. O nosso compromisso é colocar conteúdo técnico e de propósito para que o produtor afine sua visão de mercado e absorva as melhores práticas para a construção de um agro consistentemente sustentável”, destaca Ferreira.
Os produtores também têm acesso a um mapa para consultar as regiões nas quais desejam fazer negócios. Para o diretor comercial, é fundamental aumentar o alcance de mercado em um país continental como o Brasil, identificando oportunidades nas mais diversas regiões. O mapa permite consultar alertas de mercado, que são informações localizadas sobre infestações de pragas, ocorrências de eventos climáticos de impactos entre outros. “No mapa é possível identificar quase a totalidade do parque industrial que demanda milho, soja, sorgo e os mais diversos produtos agrícolas. Há, inclusive, a possibilidade de consultar a paridade de exportação atualizada diversas vezes ao dia, tudo na mesma plataforma. Aliás, esse conceito de paridade de exportação é uma poderosa ferramenta que eleva, e muito, a capacidade de negociação do agricultor”, ressalta.
A interatividade é outro ponto importante do Radar. Os usuários podem publicar preços, relatar informações sobre a evolução do cultivo e fazer alertas. Assim, os produtores podem acompanhar a sua safra e a evolução das safras regionais, estaduais, nacionais e até de outros países. Os produtores e compradores também podem inserir informações sobre os preços de frete, criando um ranking do valor mais barato até o mais caro. O aplicativo ainda é capaz de fazer uma estimativa, alinhada ao mercado, dos custos de transporte das mais diversas origens para todos os destinos do país.
Existem outros recursos previstos para o Radar, como a geração de contratos e assinatura pela própria plataforma, ferramentas de financiamento das negociações, acesso aos relatórios do USDA comentados e vídeos explicativos sobre os movimentos de mercado. “Investiremos muito no Radar nos próximos anos para que seja uma ferramenta de integração de negócios, promovendo a eficiência do setor e a conexão do produtor com as demandas internas e externas de maneira ágil e eficiente, inclusive para os mercados chinês, europeu e tantos outros. Essa aproximação se dará também pela tradução de informações para as línguas chinesa, inglesa e de todas que forem necessárias para conectar as fazendas brasileiras com os seus clientes globais”, conclui Ferreira.