Utrisha™ N: fixador biológico que aumenta o fornecimento de nitrogênio à planta
Tecnologia aumenta a eficiência do uso de nitrogênio e reduz a dependência da absorção de nitrogênio do solo.
Tecnologia aumenta a eficiência do uso de nitrogênio e reduz a dependência da absorção de nitrogênio do solo.
Alinhada ao compromisso de oferecer ao produtor rural soluções cada vez mais sustentáveis, a Corteva Agriscence lança no Brasil Utrisha™ N, um fixador biológico de nitrogênio totalmente inovador, com um modo de ação exclusivo.
Já comercializado na Europa e nos Estados Unidos, o produto chega para o Brasil e Paraguai registrado para o mercado do milho, mas também estará disponível para 25 culturas, entre elas: arroz, soja, algodão, pastagem, frutíferas e hortaliças.
Segundo o gerente de Marketing de Campo - Biológicos da Corteva Agriscience, Fabio Roberto Ribeiro, o Utrisha™ N é um produto inovador porque possibilita a captura de nitrogênio via foliar ao longo de todo o ciclo produtivo da planta. O seu diferencial está na forma como ele atua ao captar o nitrogênio do ar.
“Ele possui uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum que entra pelos estômatos das folhas e coloniza completamente a planta. Essa bactéria converte o nitrogênio que está disponível no ar em nitrogênio amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade”, explica.
O Utrisha™ N é o único produto que promove a fixação de nitrogênio por meio da aplicação foliar e que se encaixa na maioria dos programas de manejo nitrogenado. Basta uma aplicação foliar para a bactéria se multiplicar, colonizar a planta e repetir esse processo de captação do nitrogênio do ar, transformação para amônia e a disponibilidade para planta ao longo de todo o ciclo produtivo da cultura.
A medida em que aumenta a eficiência do uso de nitrogênio, o Utrisha™ N reduz a dependência da absorção de nitrogênio do solo, garantindo que a planta tenha acesso à substância durante toda a estação.
Outro benefício desta tecnologia é a compatibilidade com outros produtos fitossanitários e a ampla janela de aplicação foliar. Na cultura do milho, por exemplo, o produto pode ser aplicado entre os períodos V4 e V8 de desenvolvimento.
O Utrisha™ N também é compatível com outras soluções para um manejo ainda mais sustentável. Por ser um produto biológico, que não deixa resíduos, a tecnologia atende à exigência de zero resíduo para as culturas destinadas à exportação. Além disso, a sua utilização não oferece risco de lixiviar nos lençóis freáticos ou gerar gases de efeito estufa adicionais na atmosfera.
“Com o uso do Utrisha™ N temos uma menor dependência de adubos químicos, que têm uma logística complexa e um processo de fabricação do produto que polui o meio ambiente”.
O nitrogênio, um nutriente essencial para muitas culturas agrícolas, também é um dos insumos mais caros para os agricultores a cada safra. A solução de manejo com o Utrisha™ N pode ajudar o agricultor a maximizar o potencial de rendimento da lavoura, reduzindo os custos.
Além disso, o grande benefício deste produto é que ele traz mais vitalidade e nutrição para a planta. Assim, o agricultor poderá produzir mais e com maior rentabilidade.
Ribeiro destaca que a agricultura atual exige suprimento adequado e estável de nitrogênio para as plantas. Segundo ele, apenas adubações de fontes minerais e orgânicas não serão suficientes para suprir a demanda exigida pelos novos híbridos modernos.
“O Utrisha™ N aumenta a eficiência do uso de nitrogênio pela planta, possibilitando que ela tenha acesso a uma nutrição equilibrada, produzindo mais e melhor, alcançando seu potencial produtivo”.
Ao fornecer aos agricultores soluções sustentáveis de proteção de cultivos que complementam as soluções convencionais, a Corteva Agriscience reforça a recomendação do uso combinado do produto químico com o produto biológico. Juntos, esses produtos têm a capacidade de fazer um melhor manejo do cultivo durante todo o seu processo de desenvolvimento e reprodução.
“No Manejo Integrado de Pragas (MIP) os produtos funcionam não apenas como medida de prevenção e controle de pragas e doenças, mas também como estratégia para prevenir a resistência biológica aos defensivos químicos”, explica Ribeiro.
Dessa forma, ele ressalta, os produtos biológicos são essenciais para aumento de produtividade, conservação de tecnologias e preservação do meio ambiente. Em outras palavras, representam soluções inovadoras na agricultura sustentável.
A Corteva Agriscience começou a construir um portfólio de produtos biológicos em 2019. Atualmente, a linha conta com produtos para nutrição de plantas, biofungicidas e bioinseticidas - usados para o controle de pragas e doenças. São soluções com desempenho comprovado e que podem trabalhar em conjunto com as práticas agrícolas já adotadas na sua lavoura.