O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é bastante conhecido pelos agricultores, em especial o processo de aplicação de nematicidas biológicos ainda no início da plantação. Isso porque estes produtos são utilizados para controlar pragas do solo invisíveis a olho nu – os nematoides. Aliados a outros produtos como inseticidas (para controlar insetos) e fungicidas (para fungos), os nematicidas auxiliam na proteção do cultivo, para todas as demais fases das plantas que virão na sequência.
Todas estas soluções visam maximizar a produtividade e rentabilidade do agricultor. Sendo assim, a Corteva Agriscience™, que investe continuamente em pesquisa e tecnologia, ampliou o portfolio de proteção de cultivos da Brevant® Sementes trazendo para o mercado um biológico focado nessa frente: o Lumialza™.
Carlos Guarnieri, pesquisador nematologista da Corteva Agriscience™, explica que “o nematicida biológico, especificamente, é um tratamento de sementes biológico. Isso significa que há organismos que controlam outros organismos. No caso do Lumialza™, é uma bactéria que controla as três principais espécies de nematoide. Ele contém uma bactéria que coloniza a região da raiz, a Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838). Essa bactéria cria uma barreira biológica que protege as raízes dos nematoides nocivos”. É importante dizer ainda que esta bactéria é um organismo que ocorre naturalmente, não foi geneticamente modificada.
Tal barreira é extremamente eficiente e oferece excelente proteção às plantas, garante o pesquisador, que participou de uma parte do desenvolvimento do Lumialza™. Tanto é que, afirma Carlos, “do ponto de vista do agricultor, o tratamento de sementes é muito aceito, beirando a 100% a aceitação, é algo bem consolidado”. A diferença, segundo ele, é que alguns produtores compram a semente tratada e outros realizam o tratamento na fazenda mesmo, o que chamamos de tratamento on farm.
Estimativas dão conta de que cerca de 60% dos agricultores utilizam TSI, enquanto 40% optam pelo tratamento on farm, isso na cultura da soja. Já no milho, mais de 95% dos produtores utilizam o TSI. “A qualidade do tratamento on farm acaba sendo um pouco inferior ao tratamento industrial, sendo mais ‘artesanal’. E quem opta pelo on farm acaba pedindo orientações”, pontua Guarnieri.
O nematicida biológico é uma pequena parte dentro de todo o tratamento de sementes. “Para quem opta pela não proteção da semente, o prejuízo é bem visível. O agricultor que não trata a semente e tem a ocorrência de algum inseto, alguma doença, logo após a emergência do milho ou da soja já acaba vendo os danos, as plantas morrendo. O produtor investe um dinheiro grande na semente, na genética, e então acaba perdendo tudo num ataque de pragas, apenas por deixar de fazer um seguro, que é o TSI”, adverte.
Novo produto – Para uma agricultura mais eficiente e produtiva, a Brevant® Sementes lançou o Lumialza™, a partir da Safrinha de 2022, com foco nas sementes de milho e soja. O lançamento do portfolio de biológicos representa a entrada da Corteva Agriscience™ nesse novo segmento.
O Lumialza™ é um novo nematicida biológico específico para tratamento de sementes de soja e milho, que estimula e protege naturalmente as plantas desde o início. O produto atua na formação de um biofilme na semente, protegendo as culturas desde o início contra uma ampla gama de nematoides fitoparasitas comuns que causam danos nas plantas.
Sua aplicação aprimora o desempenho das plantas e protege o potencial produtivo, bem como contribui para o equilíbrio do solo a cada Safra, proporcionando raízes fortes e saudáveis. Porém, deve ser feita de acordo com as orientações presentes na bula e no rótulo do produto – isso inclui procedimentos de transporte, práticas de plantio, armazenagem e descarte apropriados. Lumialza™ tem um período de armazenagem estendido e pode ser guardado em temperatura ambiente por, pelo menos, dois anos, sem perda da viabilidade.