Blog •  19/01/2023

Desmistificando a rotação soja-sorgo

Felipe Fabbri, zootecnista, Me. 
Something went wrong. Please try again later...
Lavoura de sorgo em desenvolvimento no campo. Lavoura de sorgo em desenvolvimento no campo. 

O sistema de rotação de culturas foi um marco para a agricultura brasileira, possibilitando ao Brasil tornar-se um dos grandes produtores e exportadores de milho e soja do mundo.

A soja, atualmente, é a cultura predominante produzida no verão, com a produção de milho na segunda Safra. Além do milho, o sorgo pode ser uma ótima opção ao agricultor.

Apesar de ser uma boa opção para a produção na segunda Safra, ainda há alguma resistência quanto ao uso da cultura no país. Aqui, abordaremos os principais motivos para a escolha do sorgo como cultura em rotação à soja no país.

Vantagens que tornam o plantio do sorgo atrativo

Do lado econômico, o sorgo possui custo de produção menor comparado à cultura do milho.

Além disso, o sorgo tem boa tolerância a condições de estresse hídrico e possibilidade de maior amplitude das épocas de plantio, sem que a produtividade seja severamente afetada. No aspecto sanitário, a cultura do sorgo tem menos problemas com pragas e doenças que outras culturas e contaminações menores com micotoxinas que outros grãos (Embrapa Milho e Sorgo). 

Em momentos em que o clima tem afetado cada vez mais os resultados no campo, o sorgo se apresenta como uma ótima opção para o produtor.

E, do lado da demanda, o mercado tem cada vez mais aumentado a busca pelo sorgo, com destaque à cadeia de produção animal, tornando-o uma ótima opção às agroindústrias brasileiras.

O sorgo também representa um elemento importante no sistema de rotação de culturas e produção de biomassa no sistema de plantio direto, devido ao seu denso e dinâmico sistema radicular, que é capaz de descompactar o solo e movimentar os nutrientes nas diferentes camadas do solo.

Expectativa para a produção de sorgo em 2022/23

O Brasil é o sétimo produtor global de sorgo, e o consumo do cereal é basicamente realizado no mercado interno (USDA).

A produção brasileira de sorgo é crescente. Desde a Safra 2000/01, a produção aumentou 234,7%, atingindo 2,9 milhões de toneladas em 2021/22. Acompanhe na figura 2.

Figura 2. Produção de sorgo no Brasil, por Safra, em milhões de toneladas.*estimativa
Fonte: Conab / Elaboração: Scot Consultoria.

Para a Safra 2022/23, a expectativa é de que a produção brasileira cresça 2,8%, em relação à 2021/22.

Mas, em área, não devemos ter avanços em relação à última Safra. O aumento na produção deverá ser fruto do incremento em produtividade, que também deverá aumentar 2,8%.

Estimativa de resultado financeiro

Os custos de produção para a Safra 2022/23 subiram (Conab).

A seguir, apresentamos as estimativas de resultados econômicos para a rotação entre soja e sorgo em Goiás, maior produtor de sorgo do país, em 2020/21 (Safra passada), 2021/22 (Safra atual) e as expectativas para a temporada 2022/23, cuja semeadura da Safra de verão começou agora.

Para a produtividade, levamos em consideração as estimativas iniciais para os estados em questão (Conab).

Tabela 1. Estimativas de resultados econômicos para a soja-sorgo, em Rio Verde-GO, nas temporadas 2020/21, 2021/2022 e expectativas para 2022/23.Fonte: Conab / Scot Consultoria.

Veja que, mesmo com a redução na expectativa de resultado em função do aumento dos custos de produção, a rotação soja-sorgo traz, além dos benefícios citados às lavouras, bons resultados ao produtor.

E, em meio à expectativa de, pelo terceiro ano consecutivo, o clima afetar os trabalhos no campo, a cultura do sorgo pode ser uma boa escolha para fugir dos custos elevados e maiores riscos de quebra de produção.

Referências

Companhia Nacional de Abastecimento – Conab
Embrapa Milho e Sorgo
Scot Consultoria