Confira as principais medidas que podem aumentar a produtividade e melhorar os resultados financeiros da sua propriedade
Quando falamos em produção de grãos, a soja brasileira é protagonista. Com boas safras seguidas, números recordes na exportação e excelência na qualidade das sementes, nosso país se tornou destaque mundial. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil deve produzir cerca de 150 milhões de toneladas para a Safra 2022/2023.
Mas você, produtor, sabe o que fazer para que esse crescimento continue nos próximos anos e a performance da soja brasileira seja ainda melhor? Conversamos com o Marcelo Bohnen, líder de Portfólio Soja, da Corteva Agriscience™, para compartilhar algumas dicas com você. Confira!
Segundo ele, cada vez mais o aumento da produtividade nas lavouras de soja do país se deve a vários investimentos, entre eles investimentos em tecnologia e maquinário, mão de obra especializada, manejo do solo, manejo integrado de pragas e emprego de técnicas específicas para o cultivo do grão. De qualquer forma, para Marcelo, existem alguns pontos que o agricultor não pode descuidar. Veja a seguir.
Para acompanhar a alta produtividade da soja no país, Marcelo Bohnen lembra da importância na qualidade das sementes. “A Brevant® Sementes oferece cultivares bem adaptadas e de alto potencial produtivo para praticamente todas as regiões produtoras de soja do país, onde algumas das cultivares são aliadas a tecnologia Conkesta Enlist de tolerância a lagartas e aos herbicidas glifosato, glufosinato e Enlist Colex-D, garantindo assim um manejo eficiente das plantas daninhas e eliminando as perdas por matocompetição. A cada ano a Brevant® Sementes lança novos cultivares, com maior potencial produtivo e de acordo com cada região.”
Um dos fatores mais importantes para a produção de soja no Brasil é a disponibilidade dos recursos naturais, sempre considerando as diferenças regionais, os desafios do segmento e as questões climáticas. Por isso, é fundamental que o produtor faça um planejamento para o plantio. E para ajudar nas tomadas de decisão e melhorar o monitoramento da safra, é indispensável a elaboração de um calendário agrícola, como explica Marcelo Bohnen: “O calendário agrícola ajuda a planejar o melhor momento para o plantio, considerando a época com os melhores índices de chuva e temperaturas para o desenvolvimento da cultura, evitando assim a proliferação de doenças como a ferrugem da soja.” Ele complementa que “observar o calendário de cada região é primordial para garantir a produtividade, além de proteger o agricultor contra intempéries climáticas, já que o seguro agrícola cobre apenas os plantios realizados dentro do calendário”.
São muitos os desafios que o produtor de soja precisa enfrentar, mas, aliando os cuidados necessários ao uso das tecnologias para o aumento da qualidade e produtividade, os resultados obtidos valem a pena. “Tudo começa no planejamento. Ele é fundamental para que o agricultor possa acertar todos os pontos importantes e garantir altas produtividades. Inicia com a seleção da cultivar com alto teto produtivo e com tolerância às principais doenças, além de contar com a biotecnologia Conkesta Enlist, que permite ao agricultor a flexibilidade no manejo da cultura. Com planejamento, uma boa orientação e produtos de excelente qualidade como os que a Brevant® Sementes oferece, não tem como errar”, finaliza o líder de Portfólio Soja, da Corteva Agriscience™, Marcelo Bohnen.
A Brevant® Sementes tem um portfolio de cultivares de soja que combina o potencial produtivo com a versatilidade que você procura para a sua lavoura.