Blog •  26/01/2023

Conheça os grandes produtores no mercado de sorgo

Pedro Gonçalves, engenheiro agrônomo. 
Something went wrong. Please try again later...
Conheça os grandes produtores no mercado de sorgo e as diferentes finalidades possíveis para essa cultura

Sorghum bicolor

O sorgo é uma planta da mesma família do milho e com muitas características compartilhadas. Seu uso ocorre majoritariamente para a alimentação animal, com destaque à alimentação de bovinos, por meio de silagem.

Seu uso também tem crescido na alimentação de aves e suínos e, recentemente, há trabalhos utilizando o sorgo na alimentação de peixes amazônicos com produção em cativeiro.

As formas de utilização do sorgo são atreladas aos tipos de sorgo existentes: granífero, sacarino, vassoura, forrageiro e biomassa.

O sorgo granífero é destinado à produção do grão, presente na panícula. Após a colheita, a sua massa verde ainda pode ser utilizada para a alimentação na forma de feno ou como forragem.

Já o sorgo sacarino de porte alto se assemelha à cana-de-açúcar e, como remete o nome, possui o colmo doce e suculento (sacarose) e sua panícula é pouco produtiva quanto à produção de grãos.

O sorgo vassoura é um tipo específico para a produção de vassouras, uma vez que sua panícula se forma em um cone inverso, ou formato de vassoura.

O sorgo forrageiro também possui um porte alto e grande quantidade de folhas, com panícula pouco produtiva em grãos. É utilizado, em sua totalidade, para a alimentação animal em forma de silagem.

E, por fim, o sorgo de biomassa, utilizado principalmente para geração de energia, em termelétricas ou indústrias com caldeiras, uma das grandes demandas da atualidade. Suas características de produção energética são muito semelhantes às da cana-de-açúcar destinadas para esse fim.

Cinturão produtivo de sorgo no Brasil

A cultura do sorgo vem, cada vez mais, aumentando a participação em área de cultivo. O aumento da área começou em maior peso a partir da Safra de 1994/95, que saltou de 139,5 mil hectares, para 543,2 mil hectares em 1999/00. Na Safra 2021/22, foram semeados 1,07 milhão de hectares, mesma quantidade esperada para a Safra 2022/23 (Conab).

Para a Safra 2022/23, a expectativa é de manutenção na área semeada, mas aumento de 2,8% na produção, demonstrando o investimento tecnológico que tem sido realizado para a cultura nos últimos anos. Na Safra 2021/22, o Brasil produziu 2,9 milhões de toneladas de sorgo (Conab).

Figura 1. Evolução da área cultivada de sorgo no Brasil (eixo da direita), em mil hectares, e produção, em mil toneladas (eixo da esquerda).*Estimativa
Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria.

O Centro-Oeste brasileiro destaca-se na produção de sorgo, com 545,3 mil hectares cultivados, sendo 384,7 mil hectares apenas no Goiás, maior produtor do Brasil.

A produção de sorgo ocorre de Norte a Sul do país, acompanhe na figura 2.

Figura 2. Expectativas de produção nos estados brasileiros, em mil toneladas.Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria.

Definição dos preços do sorgo no mercado brasileiro

A exportação de sorgo praticamente não ocorre e seu consumo está ligado diretamente ao mercado interno. Além disso, a precificação do grão está ligada ao preço do milho.

Estima-se, que a referência para o sorgo varia entre 80% e 85% do preço da saca de milho. Mesmo com preços menores que a cultura do milho, ao considerarmos a região de Rio Verde - Goiás, e a produtividade média, o uso do sorgo consorciado com a soja é uma opção ao agricultor.

O cultivo de sorgo pode entrar em regiões tradicionalmente de milho, em momentos de atraso da semeadura, ou onde o ciclo seja mais curto para o plantio do milho.

Figura 3. Janela de plantio de sorgo no Brasil.Legenda – verde: semeadura; amarelo: transição; laranja: colheita.
Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria

Produção mundial de sorgo

Os principais produtores de sorgo são Nigéria, Estados Unidos, Sudão, México e Etiópia. A produção mundial de sorgo, em 2022, foi de 60,1 milhões de toneladas (USDA).

Figura 4. Maiores produtores de sorgo na Safra 2022/23.

Fonte: USDA / Elaborado por Scot Consultoria.

Tabela 1. Maiores produtores de sorgo no mundo e expectativa de produção, em milhões de toneladas, na Safra 2022/23.Fonte: USDA / Elaborado por Scot Consultoria

Os principais destinos do sorgo mundial são China, Japão e México. A China é responsável por 86% de toda a importação mundial. Já na ponta exportadora, os Estados Unidos representam 49% das exportações globais de sorgo.

Tabela 3. Maiores exportadores de sorgo em 2022, em milhões de toneladas, e participação total, em porcentagem.Fonte: USDA / Elaborado por Scot Consultoria

Tabela 4. Maiores importadores de sorgo em 2022, em milhões de toneladas e participação total, em porcentagem.Fonte: USDA / Elaborado por Scot Consultoria

Potencial de utilização

Com o incremento tecnológico das últimas décadas, as qualidades agronômicas, como tolerância à Macrophomina, Fusarium de colmo e antracnose, presente nos híbridos B1G211, B1G255, 1G233 e 1G100, e valores nutritivos, tiveram incremento, o que possibilita sua utilização como fonte alternativa aos altos custos de outros materiais, como o milho, utilizados para silagem.

Uma de suas vantagens, também, é a capacidade de rebrota após a colheita e utilização do material para silagem. Sua produtividade se aproxima de 50% da capacidade total inicial, o que reduz o custo de implantação da cultura para uma segunda Safra produtiva.

Programas que trazem a prática da silagem simplificada para os produtores, como o Silagem 360°, aliviam as preocupações de rotina, conectando todos os pontos da cadeia, desde distribuidores, pesquisadores e chegando aos agricultores.

Referências bibliográficas

USDA, Foreign Agricultura Service, Sorghum explores, 2022. Disponível em: https://ipad.fas.usda.gov/cropexplorer/cropview/commodityView.aspx?cropid=0459200&sel_year=2022&rankby=Production. Acessado em: 7/11/2022.

USDA, U.S. Grains, feeds and fodders exports in 2021, 2022. Disponível em: https://www.fas.usda.gov/commodities/grain-and-feed. Acessado em: 7/11/2022.

Embrapa, Produção de sorgo no Brasil sobe mais de 36% em apenas uma safra. Transferência tecnológica, 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/73811127/producao-de-sorgo-no-brasil-sobe-mais-de-36-em-apenas-uma-safra. Acessado em: 7/11/2022.

Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, Histórico de produção, área e produtividade do sorgo. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safras/itemlist/category/912-sorgo. Acessado em: 7/11/2022.

SECEX, Secretaria de Comércio Exterior.