Desde 2020, a marca vem consolidando a sua presença na preferência dos agricultores e conquistando uma participação de mercado cada vez maior
Para simplificar a vida dos produtores, a Brevant® Sementes não para de inovar, criando híbridos que reúnem características essenciais como alta estabilidade, precocidade, excelente sanidade e tolerância ao tombamento. Criada para se adaptar às diferentes regiões do país, a atual linha de sorgo tem atingido, ano a ano, altos tetos de produtividade.
Em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, a Brevant® Sementes lidera o mercado de sorgo no Brasil. Desde 2020, a marca vem consolidando a sua presença na preferência dos agricultores e conquistando espaço, com uma participação de mercado cada vez maior.
Segundo a Líder Brasil Corteva do Segmento de Sorgo, Lisane Castelli, a Brevant® Sementes é a líder de mercado, com mais de 20% de participação nos últimos 3 anos consecutivamente, e não será diferente em 2023.
Confira abaixo alguns motivos que levaram a Brevant® Sementes à liderança em vendas no sorgo nacional.
A liderança da Brevant® Sementes foi comprovada por meio de uma pesquisa realizada pela Spark Smart Decisions, uma das principais provedoras de serviços de informação do agronegócio brasileiro.
Durante o levantamento, realizado entre abril e julho de 2022, foram feitas 265 entrevistas pessoais com agricultores e gerentes de fazendas de 118 cidades da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Eles responderam a questões sobre a evolução do cultivo de sorgo em suas propriedades e falaram sobre suas preferências na escolha de sementes e volume de aquisições.
Nas propriedades que participaram da pesquisa, o total de área cultivada com sorgo aumentou por dois períodos consecutivos. Em 2020, totalizava 804 mil hectares, e em 2022 chegou a 1,17 milhão de hectares. O aumento percentual foi de 22% entre 2020 e 2021, e 20% no comparativo entre 2021 e 2022.
Na hora de escolher o híbrido de sorgo, as entrevistas apontaram que o 1G100, da Brevant® Sementes, foi o produto mais procurado pelos agricultores em 2020 e 2022, enquanto em 2021 a liderança na preferência dos produtores foi o 1G233, outro destaque da marca.
Lisane lembra que o sorgo era considerado uma cultura marginal. Hoje, segundo ela, com o aumento da demanda e uma boa recomendação técnica, seu cultivo oferece altos tetos de produtividade e, consequentemente, mais rentabilidade.
“Estamos ensinando o agricultor que, se ele usar as melhores tecnologias de manejo e entender sobre quais as melhores sementes, terá um ganho de produtividade. Assim, a cultura de sorgo deixa de ser marginal e passa a ser uma cultura importante, tanto na rotação de cultura como para a rentabilidade da fazenda”, explica Lisane.
Ela conta que o produtor tem buscado uma semente melhor, porque está percebendo que isso tem retorno e, principalmente, que existe demanda para a sua produção. “Antes o agricultor plantava sorgo e não sabia para quem ia vender. Hoje ele tem um mercado cativo. Ele sabe que vai plantar e conseguir comercializar o que produziu.”
O sucesso da Brevant® Sementes junto aos produtores é fruto de muito investimento em tecnologia para desenvolver um portfolio de híbridos de sorgo que traz opções com alto potencial produtivo e adaptadas às necessidades das principais regiões produtoras do país.
Segundo Lisane, o grande diferencial dos híbridos de sorgo da Brevant® Sementes em relação aos concorrentes é a qualidade genética e um germoplasma com alta produtividade.
“O que o produtor quer, no final do dia, é produzir mais, por isso busca por produtos que entreguem o retorno esperado. Os híbridos da Brevant® Sementes caíram no gosto do agricultor justamente por serem produtivos. São híbridos muito fortes, bem adaptados ao solo do Brasil”, salienta.
O apoio técnico que a equipe comercial da Brevant® Sementes oferece ao produtor também contribuiu para que a marca alcançasse a liderança no mercado de sorgo. Para Lisane, uma das grandes fortalezas da marca é a atenção da equipe com o agricultor porteira adentro. Diferente de outras companhias, que fazem esse trabalho via distribuição, o representante vai na ponta e fala direto com o produtor.
“Temos uma equipe de representantes que estão focados na necessidade do agricultor, sempre prestando uma boa assistência, desde o plantio até a colheita”, diz ela.
Técnico e comercial da Brevant® Sementes em avaliação numa lavoura de Sorgo.
Lisane ressalta que cada híbrido apresenta uma característica que o faz ser diferente dos demais. Alguns se destacam pela precocidade ou ciclo, outros pela sanidade de folhas e plantas contra doenças, ou ainda pela tolerância ao estresse hídrico.
Hoje o portfolio da Brevant® Sementes conta com quatro tipos de híbridos diferentes, que se encaixam em todas as diferenças de clima que existem no Brasil. Confira abaixo os diferenciais de cada um.
Um híbrido precoce, com alta estabilidade, tolerância à seca e teto produtivo com excelente sanidade.
Tolerante à Macrophomina e ao Fusarium. Responsivo ao incremento de tecnologia, versatilidade e eficiência em situações adversas de clima, grãos pesados com estabilidade.
Excelente sanidade para as principais doenças da cultura e segurança ao produtor com ciclo precoce.
Exerção média de panícula, responsivo ao incremento de tecnologia, boa sanidade foliar com necessidade de monitora turcicum e tolerante ao tombamento.
Potencial produtivo com estabilidade, responsivo ao incremento de tecnologia, tolerância à antracnose e à Macrophomina e escalonamento de plantio com híbridos de ciclos diferentes.
Colheita do híbrido B1G255.
Stay green pronunciado que, associado ao porte baixo, confere tolerância ao tombamento, possibilitando uma colheita segura.
Alto potencial produtivo, qualidade de colmo, excelente sanidade foliar e estabilidade produtiva.
Responsivo ao incremento de tecnologia, tolerância à deterioração de grãos no campo, permitindo uma colheita segura, segurança de produção mesmo em atrasos na operação da colheita e segurança de produção em anos favoráveis à ocorrência de doenças.
Permite a integração e o escalonamento de plantio com demais híbridos do portfolio da Brevant® Sementes, com diferentes ciclos, o que facilita a colheita.
Excelente qualidade de colmo e raiz, alto potencial produtivo, boa sanidade foliar, tolerância à seca tolerância a tombamento e quebramento, evitando perdas na colheita.
Permite escalonamento de plantio com híbridos de ciclos diferentes, retorno dos investimentos em tecnologia, estabilidade de produção e grãos pesados, tolerantes à deterioração e com secagem mais rápida.
Quer saber mais sobre os híbridos da Brevant® Sementes? Clique aqui e acesse o catálogo de sorgo completo.
Confira os resultados dos híbridos 1G100, 1G233 e B1G255 em uma fazenda em Cristalina/GO: